sábado, 28 de fevereiro de 2015

Nada entre o Valor e a Vergonha


A Palavra de Deus nos mostra inúmeras vezes o quanto nossas palavras têm poder, tanto para abençoar quanto amaldiçoar. E não existe maneira melhor de entender isso na prática, quando somos alvo de palavras que nos ferem, machucam e fazem com que nosso ânimo se acabe ou pelo menos vá se desfalecendo. Se não estivermos solidamente firmados no Pai, essas palavras nos farão abandonar nossa fé mais cedo ou mais tarde. Pois sim, as palavras têm muito poder! Assim temos a oportunidade de refletir se temos usado nossos lábios para a benção ou maldição em nossos relacionamentos; uma chance de pedirmos ao Senhor que nos dê a paz necessária para suportamos a dor das palavras, um aconchego em seus braços e consolo em Sua Palavra.

Quando estamos feridos assim, o que mais queremos é alguém para se achegar a nós e dizer: "Calma, eu estou aqui com você!". Mas saber que temos o Pai nem sempre é suficiente para nós humanos que sempre buscamos coisas superficiais primeiro. Triste isso.

Vivenciei algo extraordinário em meio a uma situação dessas em que gostaria de compartilhar. Eu queria muito mesmo que Deus falasse comigo, enquanto passava por isso. Peguei minha bíblia e fui estudando como de costume, o livro de Mateus, vendo as maravilhas que Jesus fazia e me surpreendendo cada vez mais com a mansidão que Ele tinha não deixando de lado sua autoridade como Mestre. Mas ao mesmo tempo que lia, me vinham pensamentos do tipo; "Você poderia estar lendo promessas, palavras que te deixarão mais pra cima, coisas que massageiam seu coração mais do simples 'histórias' do que Jesus fez!". Mas insisti em continuar a leitura e os estudos. Depois de um tempo, senti uma paz muito grande que eu não conseguia explicar. Toda vez que me lembrava das palavras ruins que foram lançadas em mim, sentia um sentimento de perdão e pena pelas pessoas que proferiram elas a mim. Perdão por saber que eu posso cair nesse erro um dia, e pena por saber dentro de mim que o ego delas estava grande o bastante para não conseguirem sentir o que eu sentia naquele momento. Tentei buscar uma explicação para essa Paz repentina. Para minha alegria o Espírito Santo me mostrou:

Quando buscamos consolo em pessoas, por um momento até nos sentimos bem. Conversamos com alguém e mesmo que o assunto não seja aquilo que realmente precisamos e queremos falar, o simples fato de estar tendo esta conversa já nos é um pequeno consolo. Então fiz uma comparação com uma conversa com Deus. Conversa esta de quando estamos lendo Sua Palavra, lugar onde Deus fala diretamente conosco sem a necessidade de "profetas" para isso. O simples fato de "ouvir" os sermões de Cristo, mesmo abordando temas que aparentemente eu não precisava ou não queria falar, me trouxe consolo e paz. Me fez entender que conversar com o Mestre é o antídoto perfeito para a cura da alma.

Depois disso, como boa amante do Rock, fui ouvir uma das novas músicas da banda Rosa de Saron (minha favorita). Percebi que a letra estava sendo mais um consolo à minha alma. Nela diz:

  "Não deixe que destruam sua vida
   Não permita que roubem sua fé
   Que o riso seja sua fala 
   toda vez que sua voz acabar"


Ou seja, permita-se ouvir o que o Pai tem a dizer, mesmo que não seja aquilo que queremos. Ele sabe o que é o melhor para nós e que somente depois entenderemos o porque de tudo isso, quando simplesmente nos permitirmos perdoar, nos humilharmos e nos entregarmos à Sua boa, perfeita e agradável vontade e... Sorria!





2 comentários:

  1. Muito bom. Ler as Palavras de Cristo nos faz ter a percepção que precisamos ter o olhar dEle em tudo. Gostei 😊

    ResponderExcluir