domingo, 31 de agosto de 2014

2° fase: ecdise!


"Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se com o rosto em terra, em adoração,". -Jó1.20

Esta passagem relata a reação de Jó diante da notícia da morte de seus filhos. é possível perceber duas coisas muito interessantes neste versículo:
- Por que Jó "rasgou o manto"? R.: A prática de rasgar as roupas, nas culturas orientais, mostrava emoções fortes, geralmente angústia, tristeza ou remorso (artigo "As cinco atitudes vencedoras de Jó")
- Como prostrou-se em "adoração" diante desta notícia?
A resposta a essas questões, irá nos esclarecer e ensinar-nos então sobre a tão esperada fase da ecdise!

Nesta fase, ocorre o rompimento e a liberação do esqueleto antigo; é a muda propriamente dita. Acredito eu que seja um processo muito doloroso para o animal. Afinal, se não fosse, todas as 4 fases poderiam acontecer de uma vez só, sem demora. Mas Deus encontra um jeito de ser perfeito até nesses pequenos detalhes! Tente imaginar então, o demorado processo do rompimento da antiga "pele"... Realmente não deve ser nada fácil!

E como você já deve estar imaginando como será a comparação desse fenômeno levando para o lado espiritual, trata-se justamente dos momentos mais difíceis e dolorosos que passamos! A perda de alguém que amamos, um plano que não deu certo, uma reprovação em algo, uma grave doença... Enfim! Aqueles momentos que não esperávamos chegar e passar por eles, que acaba exigindo de nós um abusca ainda mais intensa por Deus, por saber que neste caso é só com Sua intervenção na situação que passamos bem por ela.

É difícil de aceitar, mas, essas coisas ruins acontecem conosco porque são realmente necessárias. Perder algo, por exemplo, que não imaginaríamos perder (não tão cedo), é uma situação muito difícil de entender. Como no caso de Jó, que do nada, perdeu todos os filhos que tinha. Mas precisamos entender que às vezes perdemos algo, para ganhar! Isso mesmo. Não sabemos o quê, mas que ganharemos, isso tenho certeza! Um versículo que prova muito bem isto, é Romanos 8.28: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus".

É sim um processo doloroso estar passando por uma prova, assim como foi com Jó. O sofrimento daquele homem é indescritível! E pensar que tudo isto aconteceu por permissão de Deus, não é mesmo? Mais assustador do que isso é ver que mesmo passando por tudo isso, ele não abandonou o Senhor. "Então prostrou-se com o rosto em terra, em adoração,". Difícil, não é? Pois bem... mas não impossível! Eis aí a resposta para nosso 2° questionamento.

Acredite, Deus nunca dá a nós, prova maior do que podemos suportar. Assim como refletido ontem acerca do preparamento espiritual, Jó se preparou também. Ele vivia fazendo o bem e sendo um homem tremendamente humilde, apesar de toda riqueza que possuía. Entregar nossas tranquilidades no Senhor, torna-nos tranquilos na adversidade. E foi isso que Jó fez, depois de entregar tudo ao Senhor em seus momentos "tranquilos" da vida, apenas confiou nEle quando mais tinha motivos para se desesperar.

Contudo, não desista só porque está sofrendo algo muito grande, pensando que Deus se esqueceu de você. Apenas confie. É só uma fase. Esse processo dolorido trará consequências e grandes mudanças boas em nós. Quais serão elas? Ah... Amanhã entenderemos melhor! A resposta a essa pergunta se encontra na próxima fase da restauração. Aguarde.

"Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo!" João 16.33

Nenhum comentário:

Postar um comentário