quarta-feira, 15 de outubro de 2014

É possível ser santo?

Romanos 12.1: "Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês."


O que ser SANTO vem a significar neste versículo? Vamos aos estudos!

Aqui, Paulo não quis dizer de uma forma imperativa que DEVEMOS ser santos e agradáveis a Deus. Após um profundo estudo pode-se chegar à conclusão de que ele quis dizer que É POSSÍVEL ser santo!
Repare que no início do verso, ele escreve "portanto,". Isso quer dizer que é a continuação de algo. Então esse algo é o que se refere o capítulo anterior. No capítulo 11 e versículos 33-36, vemos um "Hino de Louvor a Deus" descrevendo sua maravilhas e proezas:

" Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!"...

Ou seja, Paulo descreveu as "misericórdias" de Deus e concluiu dizendo no capítulo 12 que é possível que venhamos a agradar a Ele por tudo isto que Ele é!
É importante ressaltar que ser santo diante de Deus é diferente de perfeição sem pecado! Exemplo disto está em Jó no capítulo 1 que diz que Jó era um "homem justo e reto". Ou seja, este modo de viver não deve ser tratado como meritoso, digno de receber algo em troca. Mas pelo bem que nos faz praticá-las.
Exemplo: Suponhamos que eu dê ao meu filho a tarefa de arrumar e limpar seu quarto. Seria ridículo eu reclamar do trabalho depois de pronto, procurando qualquer que seja, algum defeito. Afinal, não ficará tão bom quanto ficaria se EU tivesse feito o serviço. Mas é bom e agradável aos meus olhos vê-lo se esforçando ao máximo para me agradar.

5 Razões para entender que é POSSÍVEL sim, ser santo: 

1) Sem esse entendimento de santidade, você desiste da busca por piedade.

É triste concordar que a vida cristã atual, é pensada em "carregar a cruz" sob o olhar de um pai durão que espera tudo e não perdoa nada.
Essa não é a figura do Pai Celestial! Se fosse assim, nós desistiríamos de buscar agradá-lo; afinal, nunca chegaria a tal. Mas Deus é um Pai amoroso. Não deixe que este pensamento de Pai durão seja sua filosofia de vida cristã. Isso dará um desconforto interminável a você, ao ponto de sempre se sentir frustado por nunca conseguir agradar ao Pai tanto quanto "deveria".

2) Se nós não cremos que santidade é possível, vamos relativizar todos os pecados iguais aos olhos de Deus.

Se pararmos por aqui, pode parecer errado afirmar que existem pecados "mais pecados" do que outros. Mas olhe bem o que quero dizer:
Em Números, capítulo 15 podemos ver claramente as diferenças de que me refiro (pega a bíblia, crente! Vou escrever isso tudo aqui não!).
Até Jesus disse que haviam coisas mais sérias que as outras!
Quando nos fechamos À ideia de que todo pecado é o mesmo, não sentimos a necessidade de exterminá-los. Quer um exemplo?
"Por que eu parar de dormir com minha namorada, se estarei cometendo lascívia se não o fizer?"
Entendeu o grau da coisa??? Reflita aí então...

3) Sem esse entendimento de santidade, é difícil ouvir às advertências de Deus.

"1 Coríntios 6" e "Apocalipse 21" relatam os estilos de vida que não condizem aos que vão estar no céu. Então, onde entra o "Pai amoroso" nisso tudo? Ahhhhh... eis a questão.
Bom, o fato de ser um pai amoroso, não quer dizer que ele é "idiota". Um pai que ama muito seu filho, faz de tudo para agradá-lo, o mima bastante... ao vê-lo em desobediência, vai deixar de corrigir??? Com Deus é da mesma forma!
Nossa imperfeição com seres humanos não é desculpa para pecados HABITUAIS! Uma hora cansa, não acha?
Se sua vida é marcada por pecados habituais sem arrependimento, você não verá a Deus! Acredite, a bíblia é profundamente dura nesses aspectos!

CAIR NO PECADO
é diferente de
PULAR PRA DENTRO DO PECADO !

Tenha para si que você pode até ter uma imperfeita obediência, mas pelo menos uma sincera obediência! Ok?

4) Sem esse entendimento de santidade, somos roubados pela insegurança.

Em 2Co 13.5, Paulo adverte a examinar-nos a nós mesmos. Sua intenção é que nós olhássemos para dentro de nós e procurássemos encontrar FÉ em nós. A nossa fé é o nosso selo. Ou seja, aquilos que verdadeiramente consideramos ser, sendo seguros e convictos disso.
2Pe 1.10 nos exorta a mostrar com nossa fé que somos de Deus!
Para melhorar o entendimento:
Não devemos olhar nossa fé/santidade por meio de tempo. Me refiro a achar que santidade são pontos que adquirimos com Deus ao longo de nosso esforço em se santificar, e que podem ser perdidos à medida que pecamos cada vez mais. Isso nos aprisiona! Faz com que sempre olhemos para trás e nos perguntemos constantemente: "Será que hoje fui mais ou menos santo que ontem?". Se preocupar com nossa santificação não se resume a isso. Se resume a olhar para dentro de nós e avaliar se "estamos com a mesma FÉ de sempre", aquilo que nos move a cada instante!

5) Sem esse entendimento de santidade, teremos um relacionamento empobrecido com o Pai.

Deus pode ou não ficar contente conosco Às vezes.
Vejamos então a distinção entre UNIÃO e COMUNHÃO para melhor entendermos isso:
Em um casamento, por exemplo, a União significa o estado em que os marido e mulher se encontrarão pelo resto de suas vidas. Ou seja, uma UNIÃO matrimonial, que será "eterna". Isso não quer dizer que terão somente momentos bons. Terão momentos em que um poderá ficar entristecido com o outro por certo desentendimento, ocorrendo assim a falta de COMUNHÃO. Isso fez com que a união fosse quebrada? Não!
Nosso relacionamento com Deus é da mesma forma! A partir do momento em que nos submetemos a uma união com o Pai, estamos sujeitos a desentendimentos e falhas nossas. Isso quer dizer que nossa comunhão pode falhar, mas nossa união, jamais; desde que procuremos nos arrepender, nos humilhar e pedir perdão a Ele, que certamente nos aceitará de volta!


Deus não deve ser visto apenas como um Juiz, mas também como Pai! O diabo não quer que saibamos disso e procura usar até mesmo de alguns "cristãos" para nos levar a acreditar nessa mentira, que só nos induz ao engano e insegurança constante!
Procure então, ser Santo! Não perfeito, mas com um coração quebrantado e humilde a reconhecer que quer agradá-lo sempre, custe o que custar.

Para refletir: Colossenses 1.10 :)

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário